Aquaponia: Comunidade de São Tomé

 

Beneficiários do projeto de assistência técnica da comunidade Quilombola de São Tomé em Campo Formoso-BA, estão aplicando em suas propriedades a tecnologia de aquaponia, um sistema que consiste em uma horta hidropônica que é “alimentada” por água enriquecida por dejetos oriundos da criação de peixes.

O sistema funciona da seguinte forma: os peixes são criados em cativeiros e alimentados por ração, os dejetos eliminados pelos peixes se acumulam no fundo do tanque e são ricos em nutrientes, esses dejetos são bombeados para uma horta que tem por função principal filtrar a água que passa por suas raízes e devolver essa água para os tanques, criando assim um sistema com benefícios para ambas as culturas.

A comunidade recebeu uma doação de 500 alevinos de tilápias da associação de piscicultura de Camandaroba em Itiúba-BA, possibilitando assim a prática da aquaponia ocasionando assim um complemento da renda familiar. Todo processo é acompanhado pelos técnicos do IDESA que prestam assistência técnica na comunidade e possuem conhecimentos necessários, que são de suma importância para o melhor desenvolvimento e obtenções de resultados desta tecnologia.

Sistema de Aquaponia

DOAÇÃO DE BARRACA – GUERREIRAS DOS UMBUS

 

A Comunidade de Flamengo no município de Jaguarari na Bahia é um ponto de passagem da BR 407, possuindo 1.482,6 km de extensão, cortando três estados: Bahia, Pernambuco e Piauí, ou seja, uma localidade que tem um grande fluxo de veículos e quem passa por Flamengo certamente vai ser abordado por vendedoras de Umbus, Seriguelas,  Tangerinas entre outros frutos, o fato é que para vender seus produtos um grupo de mulheres arriscam-se entre os veículos para chamar a atenção e efetuar suas vendas.

Como a comunidade já é assistida pelo IDESA no projeto de artesanato em madeira, os representantes do Instituto ficaram sensibilizados com as Guerreiras dos Umbus (grupo que organiza as vendas dos frutos na beira da BR 407) e doou uma barraca adquirida junto a CAR (Campanha de Desenvolvimento e Ação Regional), para que possa ser usada por este grupo de mulheres, dando suporte aos produtos, gerando sombra e mais visibilidade para os motoristas que ali transitam.

Qualifica Bahia - Amélia Rodrigues

 

Na quinta-feira, 07 de dezembro de 2017, o IDESA na presença de seu Presidente, Janilson Torquato dos Santos, esteve presente na cidade de Amélia Rodrigues-BA para participar da certificação do curso de Beneficiamento da Mandioca oferecido pela SETRE (Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte) e ministrado pelo IDESA na comunidade remanescente de Quilombolas de Pinguelas no município de Amélia Rodrigues. Na oportunidade foram certificadas 20 mulheres quilombolas.

O curso teve uma carga horária de 200 horas, onde foram trabalhados os módulos sociais e técnicos. Preparando os alunos para enfrentar o mercado comercial com novas tecnologias e variedades, aproveitando ao máximo o que o produto tem a oferecer.

PNHR - O Quilombo de Baixão em Vitória da Conquista-BA está começando a visualizar as Casas construídas pelo IDESA já em faze de Acabamento

Beneficiários do ATER indigena receberam a primeira parcela do fomento e com a consultoria dos técnicos do IDESA já estão aplicando o recurso em melhorias na agropécuria familiar.

Nossa Caatinga tem um potencial incrível, o que nos falta é sensibilidade para percebermos as riquezas naturais deste bioma. Conheça mais sobre este Fruto saboroso e comum no Nordeste

o "Figo da Índia" ou simplesmente "Fruto de Palma". (Leia mais...)

O IDESA preocupado com a falta de água nas tribos indígenas na qual realiza um projeto de habitação adicionou e entregou aos beneficiários do PNHR 169 cisternas para captação de água da chuva...

PNHR Kiriri, construção das unidades habitacionais na cidade de Banzaê BA. 

O projeto de Avicultura tem por finalidade mostrar que é possível criar aves de postura no semiárido baiano e com a escolha das raças certas a economia familiar pode melhorar bastante...

Replicando Conhecimentos - Avicultura

IDESA 2019.  Todos os Direitos Reservados.

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
DSC01347.JPG