top of page

Aquaponia: Comunidade de São Tomé

 

Beneficiários do projeto de assistência técnica da comunidade Quilombola de São Tomé em Campo Formoso-BA, estão aplicando em suas propriedades a tecnologia de aquaponia, um sistema que consiste em uma horta hidropônica que é “alimentada” por água enriquecida por dejetos oriundos da criação de peixes.

O sistema funciona da seguinte forma: os peixes são criados em cativeiros e alimentados por ração, os dejetos eliminados pelos peixes se acumulam no fundo do tanque e são ricos em nutrientes, esses dejetos são bombeados para uma horta que tem por função principal filtrar a água que passa por suas raízes e devolver essa água para os tanques, criando assim um sistema com benefícios para ambas as culturas.

A comunidade recebeu uma doação de 500 alevinos de tilápias da associação de piscicultura de Camandaroba em Itiúba-BA, possibilitando assim a prática da aquaponia ocasionando assim um complemento da renda familiar. Todo processo é acompanhado pelos técnicos do IDESA que prestam assistência técnica na comunidade e possuem conhecimentos necessários, que são de suma importância para o melhor desenvolvimento e obtenções de resultados desta tecnologia.

IMG-20200123-WA0016.jpg
IMG-20200123-WA0018.jpg
IMG-20200123-WA0014.jpg
IMG-20200123-WA0013.jpg

Sistema de Aquaponia

Aquaponia.jpg
bottom of page